Friday, August 26, 2005

RALISMO, SIMBOLISMO e PARNASIANISMO

REALISMO, NATURALISMO e PARNASIANISMO Sec, XIX
A literatura vai refletir, também, a nova maneira de conceber e expressar o mundo. Surge, então, um novo estilo de época denominado Realismo (mais centrado na pessoa como ser social) e o Naturalismo (mais centrado na pessoa como ser humano, biologicamente estabelecido). Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o realismo existiu em arte toda vez que a expressão da realidade se processou de maneira documental, fotográfica, objetiva, enfim, sem a participação do subjetivismo do artista. Enquanto estilo de época, o termo Realismo/Naturalismo deve ser compreendido como um conjunto de tendências artísticas que predominaram durante a segunda metade do século XIX. Paralelo a essas tendências, surge também o Parnasianismo, que com sua estética poética, traduz do lema “arte pela arte” todas características das duas escolas anteriormente citadas, sua principal meta.
PONTOS BÁSICOS
Reação ao Romantismo
Geração Materialista
Positivismo (Augusto Comte)
Evolucionismo (Charles Darwin)
Determinismo (Hypolite Taine)

ESTÉTICA
. Técnica da observação
. Narrativa lenta (detalhes)
. Personagem esféricos (não lineares)
. Impassibilidade
. Objetivismo (uso da denotação)
. Preocupação formal (clareza, equilíbrio, correção gramatical)

TEMÁTICA
. Apresentação da verdade
. Vida objetiva e contemporânea
. Crítica social ao clero e a burguesia cristalizada no poder
OBRAS INTRODUTÓRIAS:
REALISMO: Memórias Póstumas de Brás Cubas(1881) de Machado de Assis
NATURALISMO: O Mulato (1881) de Aluísio de Azevedo
PARNASIANISMO: "Fanfarras" (1882), de Teófilo Dias
Realismo
Origem: França, com Madame Bovary, de Gustave Flaubert (1857)
Romance documental, fundamentado na observação e análise.
Acumula documentos, fotografa a realidade para dar impressão da vida real.
Arte desinteressada, impassibilidade.
Seleciona os tramas, tem aspirações estéticas, busca o belo.
Reproduz a realidade exterior, bem como a interior, por meio da análise psicológica.
Volta-se para a psicologia, para o indivíduo
Retrata a crítica às classe dominantes, a alta burguesia
É indireto na interpretação; o leitor tira suas próprias conclusões.
Grande preocupação com o estilo.

Naturalismo
Origem: França, com Thérèse Raquim, de Émile Zola (1880)
Romance experimental, fundamentado na experiência científica
Imagina experiências que remetem a conclusões, que seriam impossíveis apenas pela observação.
Arte engajada, de denúncia; preocupações políticas e sociais.
Detém-se nos aspectos mais torpes de degradantes.
Centra-se nos aspectos exteriores: atos, gestos, ambientes.
Prefere a biologia, a patologia, centra-se mais no social.
Retrata as camadas inferiores, o proletário e os marginais
É direto na interpretação: expõe conclusões, cabendo ao leitor aceitá-las ou discuti-las
O estilo é relegado a segundo plano; em primeiro, está a denúncia.
Autores e Obras:

Romance Realista

Machado de Assis

Poesia: Crisálidas (1864); Falenas (1870); Americanas (1875); Poesias completas (1901). Romance: Ressurreição (1872); A mão e a luva (1874); Helena (1876); Iaiá Garcia (1878); Memórias póstumas de Brás Cubas (1881); Quincas Borba (1891); Dom Casmurro (1899); Esaú e Jacó (1904); Memorial de Aires (1908). Contos: Contos fluminenses (1870); Histórias da meia-noite (1873); Papéis avulsos (1882); Histórias sem data (1884); Várias histórias (1896); Páginas recolhidas (1899); Relíquias de casa velha (1906). Teatro: Queda que as mulheres têm para os tolos (1861); Desencantos (1861); Hoje avental, amanhã luva(1861); O caminho da porta (1862); O protocolo.(1862); Quase ministro (1863); Os deuses de casaca (1865); Tu, só tu, puro amor (1881)


Raul Pompéia

Uma Tragédia no Amazonas (1880) - seu 1º romance
O Ateneu (1888)
As Jóias da Coroa (1888) - antimonarquista, é publicado sob a forma de folhetins na Gazeta de Notícias
Canções sem Metro (1900) - poesia
Romance Naturalista
Social
Aluísio de Azevedo

Uma Lágrima de Mulher (1879), O Mulato (1881), Memórias de um Condenado (1882), Mistério da Tijuca (1882), Casa de Pensão (1884), Filomena Borges (1884), O Coruja (1885), O Homem (1887), O Cortiço (1890), A Mortalha de Alzira (1894), Livro de uma Sogra (1895) - romances
Demônios (1893) e Pegadas (1897) - contos
A Flor de Lis (1882), Casa de Orates (1882), Fritzmac (1889), Os Doidos (1879), O Esqueleto (1890), A República (1890), Um Caso de Adultério (1891), Em Flagrante (1891), Venenos que Curam (1886), O Caboclo (1886) - teatro
O Touro Negro (1898) - crônica


Urbano
Adolfo Caminha

Normalista (1892), Bom Crioulo (1895), A Tentação (1896) - romances
Judith (1893), Lágrimas de um Crente (1893) - contos
Vôos Incertos (1855-6) - poesia
Cartas Literárias (1895) - crítica
No País dos Ianques (1894) - crônica


Júlio Ribeiro


Regionalismo
Domingos Olímpio
Inglês ge Souza
Manuel de Oliveira Paiva
» "art nouveau" (naturalismo estilizado)
Afrânio Peixoto
Coelho Neto
Xavier Marques


Parnasianismo
Alberto de Oliveira

Olavo Bilac

Obs. Texto ainda em construção.