Saturday, May 24, 2008

O MODERNISMO NO BRASIL

1) PERIODIZAÇÃO
Existem duas classificações para o Modernismo, com marcos nas seguintes datas:
A) Marco inicial: Semana de Artes Moderans de São Paulo de 1922:
1922 a 1930 – primeira fase do Modernismo, chamada de “fase heróica”, período revolucionário e predomínio da poesia.
1930 a 1945 – segunda fase do Modernismo, chamada de “fase de consolidação”, predomínio da prosa de ficção. De 45 em diante é crítico e formalista (vai da forma perfeita à literatura "descolada").
B) 1922 (Semana de Artes Moderans de São Paulo) até hoje.
2) CAUSAS DO MODERNISMO
A) Fins do século XIX e início do século XX – formação de um espírito revolucionário, consciência nova da realidade nacional, inconformismo político, consolidação do industrialismo, surgimento das idéias de capitalismo.
B) 1914 – 1918 – I Grande Guerra Mundial (1914). Revolução Russa (1917). Fim de uma era, de um mundo, o mundo do século XIX- transformações profundas na realidade cultural, social, econômica e política.

SITUAÇÃO HISTÓRICA
1922 – Levante Militar (Levante dos 18 de Copacabana)
1924 – Revolta em São Paulo (Isidoro Dias Leite)
1925 – 1927 – Coluna Prestes (Luis Carlos Prestes)
1929 – Crack da Bolsa de Nova York (Crise do Café)
1930 – Revolução de Outubro (Revolução Tenentista )
1932 – Revolução Constitucionalista de 32 (São Paulo contra Getúlio Vargas)
1937 – Ditadura de Getúlio Vargas - censura brutal (Estado Novo
1945 – Fim da II Grande Guerra Mundial (Queda de Getúlio Vargas)

3) MARCOS DO MODERNISMO BRASILEIRO
1917 – Exposição de Pintura de Anita Malfatti
1922 - Semana de Artes Moderans de São Paulo.
Confronto de NOVOS X VELHOS
Novos = futuristas – Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Pecchia
Velhos = passadistas (Mistificação ou Paranóia, de Monteiro Lobato)
1916 – 1921 – Manifestações esparsas de preocupação com novas tendências artísticas (Ronald de Carvalho), Epigramas Irônicos e Sentimentais, escrito em 1921, vindo a público em 1922.- O escritor mais importante dessa época é Manuel Bandeira., que escreve poemas de tendência inovadora, exemplos “Os Sapos”, sátira à literatura parnasiana e “Poema da Terça-Feira Gorda”, escrito em versos livres.
Mário de Andrade – artigo de jornal “Paulicéia Desvairada’, e “Prefácio Interessantíssimo”, somente depois publicado (idéias modernistas, desvairismo)
Oswald de Andrade – artigo de jornal “Memórias Sentimentais de João Miramar”, escrito desde 1916, publicado em 1924.
Menotti del Picchia – artigo de jornal1922 – fevereiro – Semana da Arte Moderna em São Paulo, no Teatro Municipal.

PINTURA - Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti
ESCULTURA – Victor Brecheret
MÚSICA – Heitor Vila Lobos, Guiomar de Novais
LITERATURA
  • 1922 - Mário de Andrade (22), Oswald de Andrade (22), Guilherme de Almeida (Vem do Parnasianismo), Ronald de Carvalho (Pós-Parnasiano), Manuel Bandeira (Pós-Simbolista), Ribeiro Couto, Menotti del Picchia, Raul Bopp, Graça Aranha (convidado para líder ostensivo, devido ao seu grande prestígio e reconhecido saber)
  • 1924 – episódio da Academia Brasileira de Letras (Graça Aranha)1930 – surgimento de uma nova geração de escritores, seguidores do Modernismo: predomina a prosa de ficção, substituindo a revolta pela construção:Murilo Leite, Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego, Murilo Mendes, Vinicius de Morais, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e outros. Na Lieratura Brasileira, firma-se o Romance de 30, surgimento do Romance Regionalista Social.
  • 1945 – Nova geração de escritores “Geração de 45” (racionalismo), exceção de João Cabral de Melo Neto. Estilo crítico e de apuramento formal.- O Movimento espalhou-se por todo o País, sobretudo Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

4) CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO

  • Ideal de libertação estética (oposição violenta à Literatura do passado imediato – pós naturalismo, pós-parnasianismo e pós-simbolismo.
  • Ideal de experimentação constante (busca de novos rumos artísticos: nova linguagem, vocabulário, sintaxe, prosódia próximo do coloquial)Transformação na cultura:- novo mundo, novo homem- novas estruturas da sensibilidade- novos meios de comunicaçãoNas Artes:- ideal de libertação estética- rejeição das tendências do século XIX- experimentação constante, busca incessante de novos rumos- Expressionismo, Cubismo, Futurismo (Marinetti) - designava o Movimento, que passou a se chamar Modernismo a partir da Semana de 22, Dadaísmo, Surrealismo (os ismos de vanguarda que vivificam a Literatura no ocidente)
  • Temas: nova visão do mundo – temas do presente, cotidiano, tempo presente.
  • Liberdade total na forma. Libertação da sintaxe, da rima, sujeito perseguindo o objeto. Apresenta o substantivo nu (essência), com o objetivo de libertá-lo do acessório (adjetivo e advérbio).
  • Economia na linguagem – o autor procura a síntese.
  • O século XX descobriu a velocidade das coisas. A beleza está na velocidade. Na Literatura isto se resume na expressão: “A Literatura precisa informar o máximo no mínimo de palavras”